domingo, 11 de dezembro de 2011

Filosofia & Cordel




O Projeto Filosofia & Cordel, surgiu como uma ideia para facilitar o processo de ensino aprendizagem, além de promover a interdisciplinaridade entre alunos e professores.  Durante toda a manhã desta sexta-feira (09/12/20011), os estudantes declamaram poesias produzidas por eles, cantaram e encenaram textos de filosofia normalmente tidos como complexos, chatos ou desinteressantes à maioria dos jovens. O projeto envolveu toda a escola e tornou a disciplina algo fácil,divertido, envolvente e interessante como instrumento de reflexão. 


Projeto por:  Maria Alves dos Santos.
Todos os direitos reservados!


O PROJETO:

PROJETO INTERDISCIPLINAR FILOSOFIA & CORDEL

1.      JUSTIFICATIVA:

É possível que cada um de nós já tenha começado a filosofar antes mesmo de saber o que é filosofia. E diante de tal fato surgiu a ideia de explicar a Filosofia de forma lúdica que proporcionasse um aprendizado mais prazeroso. Conversei com os alunos sobre o desafio de apresentar alguns temas abordados durante o ano letivo como: Política, Trabalho, Alienação, dentre outros, através da Literatura de Cordel, e eles prontamente aceitaram. Então surgiu a oportunidade da criação do projeto FILOSOFIA & CORDEL, que será trabalhado durante o 4º bimestre.

2.      OBJETIVOS GERAIS:

·         Proporcionar condições as alunos de aproximarem-se de novos saberes sobre a Filosofia;
·         Promover uma nova visão da Filosofia dentro de um contexto cultural;
·         Proporcionar condições ao alunado de produzir textos filosóficos dentro do contexto cultural nordestino.

3.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Reconhecer que a Literatura de Cordel sempre esteve muito presente na vida do nordestino;
·         Perceber que a Filosofia está inserida no nosso cotidiano;
·         Conhecer sobre os vários tipos de trabalho inclusive o trabalho escravo;
·         Identificar: Trabalho; Consumismo e Lazer alienado;
·         Diferenciar a política do dia-a-dia da política partidária;
·         Debater sobre melhores condições trabalhistas.

4.      ESTRATÉGIA:

·         Questionar os alunos sobre o papel da Filosofia em nossas vidas, valorizando seus conhecimentos;
·         Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação em livros, revistas, internet...
·         Promover estudos e reflexões sobre os temas abordados no projeto e também sobre a Literatura de Cordel;
·         Construir com os alunos os cordeis (livros) propostos, sem tirar sua autonomia;
·         Produção dos cartazes que serão expostos para a valorização da Filosofia na escola, divulgando o evento;
·         Propor a culminância com todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.


5.      ATIVIDADES:

·         Leituras;
·         Pesquisas;
·         Debates;
·         Produções textuais;
·         Confecção dos livros;
·         Apresentações orais.


6.      RECURSOS:

·         Livros didáticos;
·         Caneta;
·         Lápis;
·         Papel;
·         Computador;
·         Livros de Literatura de Cordel;
·         Pendrive
·         Pincel;
·         Cordão;
·         Aparelhagem musical.


7.      AVALIAÇÃO:

Será considerada satisfatória se todas as etapas desta atividade forem desenvolvidas de modo a contemplar a comunidade escolar, ajudando no crescimento crítico pessoal, político e comunitário, fazendo assim com que sejamos capazes de ajudar na construção de seres humanos mais justos e com sede de conhecimento, respeito e amor à Filosofia e à cultura nordestina. Espera-se também que consigamos marcar a data da culminância para a data prevista, 09 de dezembro de 2011.


ALGUMAS FOTOS DO EVENTO











































































              Facebook: Cida Marconcine

2 comentários:

  1. Muito me orgulha projetos como este da professora Maria Alves, do CE Edison Lobão, por proporcionar ao aluno além da aprendizagem motivadora a autoria e a autonomia. Parabéns e continue assim, trilhando os caminhos da educação fazendo a diferença!!!!

    ResponderExcluir