O Projeto Filosofia & Cordel, surgiu como uma ideia para facilitar o processo de ensino aprendizagem, além de promover a interdisciplinaridade entre alunos e professores. Durante toda a manhã desta sexta-feira (09/12/20011), os estudantes declamaram poesias produzidas por eles, cantaram e encenaram textos de filosofia normalmente tidos como complexos, chatos ou desinteressantes à maioria dos jovens. O projeto envolveu toda a escola e tornou a disciplina algo fácil,divertido, envolvente e interessante como instrumento de reflexão.
Projeto por: Maria Alves dos Santos.
Todos os direitos reservados!
O PROJETO:
PROJETO INTERDISCIPLINAR FILOSOFIA & CORDEL
1. JUSTIFICATIVA:
É possível que
cada um de nós já tenha começado a filosofar antes mesmo de saber o que é
filosofia. E diante de tal fato surgiu a ideia de explicar a Filosofia de forma
lúdica que proporcionasse um aprendizado mais prazeroso. Conversei com os
alunos sobre o desafio de apresentar alguns temas abordados durante o ano
letivo como: Política, Trabalho, Alienação, dentre outros, através da
Literatura de Cordel, e eles prontamente aceitaram. Então surgiu a oportunidade
da criação do projeto FILOSOFIA & CORDEL, que será trabalhado durante o 4º bimestre.
2.
OBJETIVOS
GERAIS:
·
Proporcionar
condições as alunos de aproximarem-se de novos saberes sobre a Filosofia;
·
Promover uma
nova visão da Filosofia dentro de um contexto cultural;
·
Proporcionar
condições ao alunado de produzir textos filosóficos dentro do contexto cultural
nordestino.
3.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer que a
Literatura de Cordel sempre esteve muito presente na vida do nordestino;
·
Perceber que a
Filosofia está inserida no nosso cotidiano;
·
Conhecer sobre
os vários tipos de trabalho inclusive o trabalho escravo;
·
Identificar:
Trabalho; Consumismo e Lazer alienado;
·
Diferenciar a
política do dia-a-dia da política partidária;
·
Debater sobre
melhores condições trabalhistas.
4.
ESTRATÉGIA:
·
Questionar os
alunos sobre o papel da Filosofia em nossas vidas, valorizando seus
conhecimentos;
·
Desenvolver
atividades com diferentes fontes de informação em livros, revistas, internet...
·
Promover estudos
e reflexões sobre os temas abordados no projeto e também sobre a Literatura de
Cordel;
·
Construir com os
alunos os cordeis (livros) propostos, sem tirar sua autonomia;
·
Produção dos
cartazes que serão expostos para a valorização da Filosofia na escola,
divulgando o evento;
·
Propor a
culminância com todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.
5.
ATIVIDADES:
·
Leituras;
·
Pesquisas;
·
Debates;
·
Produções
textuais;
·
Confecção dos
livros;
·
Apresentações
orais.
6.
RECURSOS:
·
Livros
didáticos;
·
Caneta;
·
Lápis;
·
Papel;
·
Computador;
·
Livros de
Literatura de Cordel;
·
Pendrive
·
Pincel;
·
Cordão;
·
Aparelhagem
musical.
7.
AVALIAÇÃO:
Será considerada
satisfatória se todas as etapas desta atividade forem desenvolvidas de modo a
contemplar a comunidade escolar, ajudando no crescimento crítico pessoal,
político e comunitário, fazendo assim com que sejamos capazes de ajudar na
construção de seres humanos mais justos e com sede de conhecimento, respeito e
amor à Filosofia e à cultura nordestina. Espera-se também que consigamos marcar
a data da culminância para a data prevista, 09 de dezembro de 2011.
ALGUMAS FOTOS DO EVENTO
Fontes: Blog do Carlos Hermes
Muito me orgulha projetos como este da professora Maria Alves, do CE Edison Lobão, por proporcionar ao aluno além da aprendizagem motivadora a autoria e a autonomia. Parabéns e continue assim, trilhando os caminhos da educação fazendo a diferença!!!!
ResponderExcluirParabéns professora!!!
ResponderExcluirVc é nota 10!