segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ADSORÇÃO DE FERRO À PARTIR DA CASCA DO TUCUM


   

GUSTAVO SANTOS FERREIRA- gustavoEx96@hotmail.com
DIOGENES FRANCO COSTA- minato_hashirama@hotmail.com
THIAGO CARVALHO CONCEIÇÃO- *
ORIENTADOR: MARIA ALVES DOS SANTOS
                                     CO-ORIENTADOR: ZILMAR SOARES          




INTRODUÇÃO

Na área de ciências naturais, no campo dos conhecimentos químicos, buscou-se no trabalho coletivo um modo de pôr em prática a idéia principal que nos motivou a trabalhar no projeto, a de o astrocaryum vulgare (popularmente conhecido como tucum e geralmente utilizado como alimento e matéria prima para o artesanato) poder adsorver ferro encontrado em água. Tendo em vista melhorias e avanços, a fim de firmar uma base para o projeto, e com ele adquirir aprendizado em relação com as idéias nele expostas.

OBJETIVOS

Ajudar a população através de um sistema simples e acessível de filtragem de água contaminada por ferro, amenizando um mal que atinge hoje em dia muitas regiões não só no Maranhão, como em todo o país, ocasionado principalmente No momento de decapagem de produtos de ferro em metalúrgicas, resultando na poluição das águas.

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos do projeto, foram feitas analises de pesquisas com trabalhos de gêneros semelhantes, e teve-se a ajuda significativa de um laboratório de química situado na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), no qual foram realizadas as experiências necessárias, até o alcance do objetivo final, além de diversas pesquisas e sugestões encontradas por meio da internet.

CONCLUSÃO

Percebe-se que são muitos os lugares em que a água é contaminada por metais pesados, e que o mais encontrado é o ferro, sendo que este em contato com organismos vivos pode causar várias doenças, tais como a hemocromatose e a febre dos fumos metálicos (ocasionada pela inalação de certos tipos de metais pesados). Diante disso, vê-se que é necessário um modo de se purificar a água desses lugares, questão esta que foi trabalhada durante o ano a fim de encontrar-se uma solução.

RESULTADOS

É necessária a descoberta de uma maneira acessível para que as pessoas obtenham água boa, e já foram trabalhados muitos modos de adsorver-se o ferro encontrado nestas, dos quais se esteve trabalhando um, que foi baseado em pesquisas já feitas e tem um objetivo comum, que se busca e se aplica em sua realização, o da reversão da contaminação de parte das águas afetadas.

BIBLIOGRAFIA










4 comentários:

  1. scarlat dominik
    C.E. Edison Lobão
    parabenizo os autores desse projeto por chegar a uma simples conclusão que pode fazer uma grande diferença para o desensolvimento da sustentabilidade do mundo.e grande importancia deste trabalho foi a introdução na mídia.

    ResponderExcluir
  2. centro de ensino edison lobão
    data:06/12/2010
    alunos:Breno benevides ,caique xavier, rodrigo saraiva

    Um dos projetos emque mais chamou nossa atenção foi do lixo ao luxo e o astrocaryum vulgare porque visa melhoras para população imperatrizennse

    ResponderExcluir
  3. Centro de Ensino Edison Lobão
    Gisele
    a pesquisa é muito boa , pois encontraram um meio mais acessivel de tratar a água e isso é beneficiente para a população .

    ResponderExcluir
  4. Centro de Ensino Edison Lobão
    Alunos: Jefferson Bruno, Leandro Vinícius e Lucas Nogueira

    O Projeto apresentado foi bem elaborado à ponto de ganharem muitos prêmios, no entanto, os componentes do grupo terão que fazer as análises laborátoriais para que sejam capacitados e possam comprovar a tese do trabalho apresentado..

    ResponderExcluir